segunda-feira, 28 de abril de 2008
Dr. Dre (André Young, nascido em 18 de fevereiro de 1965) começou no hip hop no inicio dos anos 80 fazendo performances em festas caseiras e em clubes com o World Class Wreckin' Cru pelo centro-sul de Los Angeles, faendo um punhado de gravações por esse caminho. Em 86 ele conheceu Ice Cube e os dois rappers começaram a escrever raps para Ruthless Records uma gravadora fundada pelo ex-traficante Easy-E. Easy tentou dar uma das musicas da dupla "Boyz N the Hood" para HBO, um grupo assinou com a Ruthless. Quando o grupo recusou, Easy formou o NWA - um acrônimo para Niggas With Attitude - com Dr. Dre e Ice Cube, lançando seu primeiro álbum em 1987. Um ano depois, NWA lançou "Straight Outta Compton" um disco pesado e viciante que se tornou um hit no underground, sem apoio das rádios, imprensa ou MTV. NWA se tornou notória pelas suas letras pesadas, especialmente como "Fuck tha Police", que resultou no FBI enviando uma carta de aviso para a Ruthless, sugerindo que o grupo tomasse mais cuidado com o que dizia.
A maior parte da ameaça política do grupo deixou o grupo com a saída de Ice Cube em 89 devido a vários desentendimentos financeiros. Enquanto Easy-E parecia ser o líder indisputável seguindo a saída de Ice Cube - e ele certamente era o responsável pela aproximação do grupo a níveis quase paródicos com seus últimos dois discos - a musica estava nas mãos de Dre. Tanto no EP de 1990 "100 Miles and Runnin'" e o álbum de 1991 "Efil4zaggin" (Niggaz 4 Life de trás pra frente) ele criou paisagens densas com sons funk que foram responsáveis por manter NWA no topo das paradas com as letras de historia em quadrinhos de Easy-E. Enquanto o grupo estava no ápice da popularidade em 91, Dre começou a dar sinais de querer abandonar o grupo, especialmente depois que ele foi acusado de agredir o apresentador de uma programa de TV em 91. No ano seguinte Dre abandonou o grupo para formar a Death Row Records com Suge Knight. Diz a lenda que Suge apontou uma arma para a cabeça do gerente do NWA ameaçando mata-lo caso não deixasse que Dre saísse do grupo.
Dr. Dre lançou seu primeiro single solo "Deep Cover" na primavera de 92. Não apenas o álbum foi a estréia de seu som eclético G-funk, foi também o começo de sua colaboração com o rapper Snoop Dogg. Dre descobriu Snoop através de seu irmão adotivo Warren G e ele imediatamente começou a trabalhar com ele - Snoop estava na estréia de Dre "The Chronic" em 92 tanto quanto o próprio Dre - Graças aos singles "Nuthin' but a G Thang" e "Dre Day" e "Let me Ride", The Chronic foi platina-multipla, Top 10 e todo o mundo do hip hop mudou depois dele. Nos quatro anos seguintes foi virtualmente impossível ouvir hip hop que não fosse afetado de alguma forma por Dr. Dre e seu patenteado G-funk. Ele não apenas produziu a estréia de Snoop Dogg "Doggystyle", como também orquestrou varias trilhas sonoras incluindo "Above the Rim" e "Murder was the Case" (ambos de 1994) que funcionaram como ensaio para seus novos artistas e técnicas de produção e ele governou os álbuns de Warren G e Blackstreet, entre outros, incluindo uma reunião com Ice Cube, "Natural Born Killaz". Durante esse tempo todo, Dre não lançou nenhum álbum, mas ele não precisava, toda a Death Row estava sob seu controle e a maioria de seus parceiros imitava suas técnicas.
A dinastia da Death Row se manteve forte até a primavera de 96, quando Dre ficou frustrado com o jeito irrelevante de Suge Knight. Durante esse tempo a Death Row estava voltada para o lançamento do álbum de 2Pac "All Eyes on Me" (que teve Dre participando do hit de estréia "California Love") e Snoop estava ocupado se recuperando do seu cansativo julgamento de assassinato. Dre deixou a gravadora no verão de 96 para formar a Aftermath, declarando que o gangsta rap estava morto. Enquanto ele estava sendo sujeito a infindáveis ataques de seus ex-parceiros da Death Row, suas vendas caíram em 97 e Knight estava ocupado com as acusações que vinha sofrendo no final daquele ano. O primeiro álbum de Dre pela Aftermath, uma reunião de vários artistas, "Dr. Dre Presents...The Aftermath" recebeu uma atenção considerável da mídia, mas o álbum não foi muito bem, apesar da presença do bem sucedido hit "Been There Done That". Mesmo o álbum não sendo um sucesso, a implosão da Death Row em 97 provou que as idéias de Dre estavam corretas naquele momento. Tanto o "Chronic 2001" quanto o álbum que o seguiu "2001 Instrumental" seguiram em 1999.
0 comentários:
Postar um comentário